Quantcast
Channel: Prefeitura Municipal de Fortaleza - IJF
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Atenção com curativos reduz tempo de internação de pacientes

$
0
0

Comissão promove modernização de técnicas para a recuperação de feridas.

A Comissão Intra-Hospitalar de Prevenção e Tratamento de Ferida (CIHTRAFE) do Instituto Dr. José Frota (IJF), criada há dois anos, já contabiliza 6.377 atendimentos. Um dos benefícios da maior atenção com o tratamento de feridas e a aplicação de curativos adequados para cada caso é a redução do período de internação dos pacientes.

De acordo com a enfermeira Silvânia Mendonça, coordenadora da CIHTRAFE, os pacientes que estão nas unidades de internamento do hospital – Enfermarias, UTI e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), tiveram o seu período de internação reduzido em 30%, e, dependendo do caso, a média pode cair para até 50%.

“O paciente que passava 60 dias internado no IJF, se analisarmos pelo tempo de internação, realizaria 60 curativos ou mais. Com o nosso acompanhamento o paciente realiza uma quantidade menor de procedimentos e diminui o tempo de internação para até 40 dias ou menos”, afirma a enfermeira.

Uma das novas tecnologias utilizadas pela Comissão é o curativo de hidrofibra (antimicrobiano), que substitui às tradicionais gazes e reduz a quantidade de traumas na pele.

“Usando a hidrofibra em um paciente vítima de queimadura, por exemplo, que trocava o curativo com gazes a cada dois dias, o que acaba sendo bem traumático para pele, conseguimos aumentar esse período de troca de curativos para 14 dias. Com isso, na primeira troca de curativo o paciente já está praticamente curado”, ressalta a coordenadora da CIHTRAFE.

Atualmente, a Comissão realiza apenas o tratamento de feridas, mas logo irá estender seu atendimento a pacientes com estomas; traqueostomias, colostomias e cistostomias.

Tags: 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images

Trending Articles





Latest Images